Sociologia
c) É muito difícil não sermos etnocêntricos, pois quase sempre defendemos nossa cultura a ponto de acharmos que somente a nossa visão é a certa. No entanto, se tentarmos praticar o constante conhecimento dos diferentes hábitos culturais, isso nos levará ao respeito e à tolerância por quem é diferente. Comprova-se assim que não é impossível não sermos etnocêntricos.
6. a) Etnocentrismo, pois trata-se de um caso de preconceito religioso.
b) Porque é a partir da nossa bagagem cultural que compreendemos as diversas interações sociais que acontecem no mundo. Ou seja, é a nossa cultura que determina a maneira como interpretamos a realidade.
c) Claro que não, pois é impossível se pensar em liberdade, fraternidade e principalmente em igualdade se agimos de forma etnocêntrica, não respeitando a cultura alheia. Se praticamos o relativismo cultural, tais ideais serão mais facilmente alcançados.
7. b)Nas ciências naturais,a comida refere-se ao alimento que garante proteínas,carboidratos, aminoácidos ao nosso corpo. Já nas ciências sociais estamos falando da fome que temos pela educação, conhecimento cultural etc.Logo não se trata do mesmo tipo de comida.
c) Sim,um exemplo claro refere-se ao próprio fato de nos alimentarmos. A fome é natural (todos a sentem); já a maneira de nos alimentarmos é cultural (se iremos usar talher, prato, se iremos nos comportamos bem à mesa etc.)
8. A sociedade faz o homem, porque o ser humano é fruto do meio que vive. Em contrapartida, temos livre arbítrio para tomamos decisões que contrariem a visão da maioria. Um exemplo claro é o de uma criança que nasceu numa família de pais analfabetos e que foi influenciada pela cultura letrada (professores, livros,internet) e torno-se grande