Descrição do codigo genetico
Conteúdos
Biologia molecular, código genético, modo de ação gênica e organização dos genes eucarióticos.
Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
Texto: Jogo Pedagógico "Expressão gênica: produzindo hemoglobina"
Introdução
Com base na entrevista com o cientista Craig Venter, publicada na revista Veja, trabalhe com a turma a composição do código genético e a organização dos genes eucarióticos em três aulas. A primeira aula é expositiva, para que você apresente alguns conceitos e provoque os alunos com algumas questões. Nas demais aulas, peça para que todos elaborem um jogo sobre o código genético. As propostas devem ser compartilhadas entre os estudantes.
Desenvolvimento
1ª aula
Leia com os alunos a entrevista de Craig Venter e inicie a discussão com a turma, indagando qual seria o significado de um número de genes humanos abaixo do esperado? E o que os estudantes pensam sobre um número bastante aproximado entre genes humanos e os de camundongos? A resposta a essas questões leva à simplicidade da organização da informação genética e à complexidade do modo como essa informação transforma-se em ação gênica.
Trabalhe com os alunos a estrutura do DNA, do RNA - o ácido ribonucléico - e do código genético. Mostre como a informação está inscrita e organizada na molécula de DNA e explique à turma que o "alfabeto da biologia molecular" contém apenas quatro letras, lidas três a três. Cada trinca codifica uma sequência de RNA que, por sua vez, codifica um determinado aminoácido na cadeia protéica.
Desse modo, do ponto de vista da informação, as 'letras' formam palavras cujo significado são proteínas ou parte delas. Embora não o determinem diretamente, essas proteínas estão fortemente envolvidas na construção e no funcionamento do organismo. Esclareça que a relação não é determinista porque existem variáveis ambientais