Sociologia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
LUZIÂNIA-GO
2013
Capitulo 1
A definição de comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional é o campo da administração que avalia o comportamento dos membros de uma organização, que estuda sistematicamente as ações e atitudes dos indivíduos deste grupo. Com propósito de buscar a eficácia organizacional e alcançar a produtividade. O comportamento organizacional tem como intuito aumentar a produtividade e a qualidade de seus produtos, a satisfação constante dos seus clientes, como também melhorar as habilidades humanas: a satisfação, a motivação, e o treinamento de seus membros na realização de suas funções, estimular a inovação e a mudança. Além das qualidades do CO, há também alguns desafios, como: administrar a diversidade dos membros, amenizar a confusão entre a vida pessoal e profissional dos indivíduos da organização. Um dos desafios importantes também é motivar os trabalhadores a manter a competitividade. ( SAMPAIO, 2007, p. 1)
Comparação entre duas Definições de Comportamento Organizacional
Segundo o autor Geraldo Caravantes (2007, p. 1), Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Deve-se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho, as percepções e sentimentos. Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.
Já o autor Stephen P. Robbins (Comportamento organizacional, 2007), na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua.
Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de