SOCIOLOGIA
*E uma ciência porque satifaz os requisitos da epistemologias, uma vez que ela tem objeto, que e o homem criminoso e a criminalidade; usa método próprio, que e o indutivo, partindo dos influxos exógenos e endogenos, e se vale da historia, estatística, sociologia, biologia e demais ciências humanas para chegar a conclusões particulares sobre as razoes de ser da personalidade do criminoso e das circunstancias do crime.
*Tem caráter universal porque em todo mundo o fenômeno e estudado pelos mesmos critérios.
* a criminologia e autônoma, pois por mais que existam outras ciências que estudem acidentalmente o comportamento humano, mais e prioridade da criminologia estudar o comportamento criminoso.
Escola clássica:vingança e a retribuição do mal pelo mal A vingança coletiva O talião: olho por olho, dente por dente Vingança divina: a violação da boa convivência ofendia a divindade, trazendo a ira e a desproteçao divina. Vingança publica: vingança generalizada, com uso de juízes e tribunais, para que se contesse a criminalidade, mas foi em vão. Penas corporais e infamantes. Cristianismo: imperava o politeísmo, com Jesus Cristo pregando amor e monoteísmo. Época de penas como amputação, morte e lançamento em fogueira. O livre arbitrismo: imperador contantino, pelo concilio de Nicéia, se converteu ao cristianismo e declarou reconhecida a Igreja pelo Estado,e daí a conduta contra a Fe crista foi convertida