Sociologia
TURMA 2º A – MANHA
PROFESSOR JOSÉ PAULINO
1 – INSTINTO INTELIGÊNCIA CONCRETA INTELIGÊNCIA ABSTRATA Inconsciente da finalidade Finalidade improvisada, pessoal, criativa Atos conscientes da finalidade
A ação é realizada por reflexos e instintos É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação É planejado, tem-se uma idéia, é pensado antes de realizar a ação
2 – LINGUAGEM ANIMAL LINGUAGEM HUMANA
Conhece somente o índice Conhece o símbolo e a índice
Não falam Falam
Usa a adaptação à situação concreta Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida
3 – A aranha tecendo a teia é instinto, ela produz a teia através de reflexos e instintos. Já o chimpanzé subindo no caixote é inteligência concreta á partir de varias tentativas ele percebe a facilidade que o caixote oferece para a retirada da banana.
4 – Karl Marx compara o trabalho de uma abelha ao trabalho do homem, ou seja, o animal trabalha e não sabe o porquê deste trabalho, já o homem faz um planejamento, ele tem um objetivo.
5 – Sísifo tornou-se conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo, o que ele fazia não era trabalho e sim um castigo, cumprindo uma pena. O trabalho que Sísifo foi condenado envolvia esforço inútil e não tinha uma finalidade.
6 – Quando o homem trabalha se torna uma fonte de novas idéias, ele desenvolve novas habilidades. O homem altera sua maneira de perceber, pensar e sentir.
7 – A expressão “nu natural” não está correta, pois para nós desde muito pequeno aprendemos a não ficarmos nus, isso parte de valores. A nudez não é algo confortável para o ser humano.
8 – a lenda do Tarzan conta a historia de uma criança criada por macacos e vive as leis da selva e não conhece nada sobre o mundo dos humanos. Passado um tempo ele volta para a sociedade à passa a agir como ser humano, o que não é possível acontecer, pois como alguém que