sociologia
SIGNIFICADO DA CULTURA
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2013
JULIANO ANTUNES
KELIN CRISTINE WESP
MAIRA SCHEIBNER
MARCELO BASI
RENAN
SIGNIFICADO DA CULTURA
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da Faculdade Luterana Rui Barbosa, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2013
1 INTRODUÇÃO
O significado de cultura seria cultivar, que vem do latim colere. Ela é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro. Existem vários tipos de cultura, porém nesse trabalho nosso foco foi apenas para a Cultura na Filosofia, cultura na antropologia, cultura popular e cultura na agricultura.
2 CULTURA
Cultura vem do latim colere, e tem como significado cultivar. Ela inclui todo o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e hábitos, adquiridos pelo homem como família e também por fazer parte da sociedade. Também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se