Sociologia
CAIO RODRIGUES BEZERRA- ELETRÔNICA
GABRIEL ANDRADE PINHEIRO- ELETROTÉCNICA
IDIOCRACIA: O MUNDO GOVERNADO POR IDIOTAS
BOA VISTA/RR
2013
IDIOCRACIA: O MUNDO GOVERNADO POR IDIOTAS
Atividade Agregada, em configuração de Resenha, apresentada como pré-requisito para obtenção de nota no 2º Bimestre, nas Disciplinas de Geografia, Sociologia e Língua Portuguesa, no Instituto Federal de Roraima.
Orientadores: Aline Cavalcante Ferreira Adeline Carneiro Heila Antonia Rodrigues Paulo Roberto Racoski
BOA VISTA/RR
2013
A comédia “Idiocracia: o mundo governado por idiotas” (2006), sob direção de Mike Judge, em forma de hipérbole mostra uma visão fundamentada de uma sociedade futurista do século XXVI. Através da degradação cultural, o filme destaca os costumes socioculturais obscenos, degenerados e desprovidos de pudor ocasionados pela não educação de uma população de “deficientes” intelectuais, que reproduziu gerações contínuas, igualmente imbecis.
Embora a obra tenha sido capenga, sob a ótica do lazer e do entretenimento, trouxe uma definição de uma associação futura, pois demonstra os impactos de um mundo globalizado. O consumismo intenso, a maior interação com a tecnologia e a “evolução” na comunicação são implicações dos comportamentos sociais abordados no filme e, analogamente, desencadeados pelo capitalismo. A exemplo disto, a cena onde a cuba de congelamento invade a casa de um morador, onde o mesmo se mostra indiferente à invasão revelando um comportamento hostil em função da alienação das mídias.
Pilhas de lixo tomando a cidade (apesar da forma exacerbada), em função da extração predativa de matéria-prima; a diminuição da capacidade de raciocinar frente aos problemas sociais; disparidades na comunicação, prevalecendo o lado instintivo do ser humano e a