sociologia
A SOCIOLOGIA E SUA COMPOSIÇÃO
A sociologia é uma ciência que surgiu no século XIX, e teve uma sistematização mais rigorosa com Augusto Comte.
Entretanto, a reflexão sobre os processos que ocorrem na vida social não é produto somente do século XIX. Desde a antiguidade, a vida em sociedade é explicada tendo como referência os costumes e a cultura de determinada sociedade. O estudo das relações sociais está diretamente ligado ao conceito de cultura. Cada sociedade elabora e cria sua própria cultura e recebe influência de outras culturas.
CULTURA
Nos estudos das relações sociais e dos fenômenos culturais há que se ter consciência de que são os homens em sociedade que criam, expressam, transmitem, recebem e transformam a cultura em sociedade. “As culturas atendem aos problemas da vida do indivíduo ou do grupo, e as sociedades necessitam da cultura para sobreviverem. Ambas estão intimamente relacionadas: não há sociedade sem cultura assim como não há cultura sem sociedade (homens)” (Lakatos, 1999, p. 148).
A MUTABILIDADE DO HOMEM
Os padrões de comportamento do homem, bem como suas formas de organização social são mutáveis no tempo e no espaço. O padrão de comportamento nosso é diferente do padrão de comportamento do tempo dos nossos avós, talvez até do tempo dos nossos pais. Algumas maneiras de agir permaneceram, mas outras cederam lugar a novas formas.
EXEMPLO
Abelhas, insetos e formigas possuem padrões de comportamento e uma organização social, mas a principal característica dessa organização é a estabilidade, e ela é fruto da herança biológica.
Já os padrões de comportamento do homem são extremamente flexíveis e são fruto, sobretudo da educação e da aprendizagem. A mudança de padrões é, portanto, uma das características fundamentais das sociedades humanas.
Constantemente, temos que nos adaptar a novas situações sociais, mudando conceitos, costumes, maneiras de pensar. Na análise dos fenômenos sociais, a sociologia tem