Sociologia
Acadêmico: Edegard Ramsay Nogueira Borges
Medicina – 1º Ano
PORTO VELHO
Maio – 2012
PAG. 89-90
1) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?
Para Durkheim, além de explicar a sociedade, a sociologia também tinha como objetivo encontrar soluções para vida social, fazer a comparação das sociedades e classificar as espécies sociais.
2) Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?
Os fatos sociais apresentam três características:
Coercibilidade: força exercida pela sociedade nos indivíduos para a conformação a determinados padrões de comportamento e pensamento, independente de suas vontades, sendo que sanções (legais ou espontâneas) são impostas àqueles que falham em seguir as regras impostas.
Exterioridade: os fatos sociais são “exteriores ao indivíduo”, uma vez que existem e atuam sobre ele independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade: é fato social aquele que é geral, que ocorre de maneira coletiva, se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, em sua maioria, em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo.
3) Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Ele diz que para que o sociólogo consiga ler os fatos sem distorcê-los é necessário deixar de lado suas prenoções sobre o que está sendo estudado, tratar os fatos sociais como “coisas” e utilizar sempre o exercício da dúvida metódica para verificar a veracidade do fato, procurando anular qualquer influência de seus interesses, desejos e preconceitos.
9) O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê?
Para ele o crime é um fato social normal, pois ele existe em qualquer sociedade e em todos os tempos e integra as pessoas em torno de determinados valores e aplicando sanções àqueles que os cometem. Portanto representa uma importante função social.
10) Busque no