Sociologia
Como a sociologia define o conceito de interação social?
RESPOSTA
INTERAÇÃO SOCIAL é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a INTERAÇÃO SOCIAL É A RELAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS.
Fenômeno cuidadosamente estudado pela psicologia social, originando um novo corpo de ciência que buscou descobrir e estudar as leis e as modalidades dos pequenos grupos, o que inclui dinâmica própria, sua origem e fases desenvolvimentais.
O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social.
Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meios dos contatos e da interação social; e a interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo e outro.
O que é socialização?
RESPOSTA
A pedido de um leitor do blog (iniciante em Ciências Sociais), buscarei explicar de forma simples e objetiva o conceito de socialização (a fim de que os iniciantes compreendam esse conceito).
Socialização é um processo pelo qual o indivíduo internaliza as regras sociais. É por meio desse processo que adquirimos cultura e nos diferenciando dos demais animais.
A socialização pode ser entendida como um aprendizado social constante, pelo qual aprendemos a língua, os símbolos, às normas sociais, a usar objetos, a crer em determinadas coisas ou seres, a termos determinados tipos de sentimentos, etc.
Esse processo nos conduzirá a ver o mundo de uma determinada óptica cultural. Dependendo dos tipos de contatos sociais que tivermos teremos um determinado comportamento social.