Sociologia
Fatos Sociais ( É tudo aquilo que habita nas nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, agir e nos comportar.
Características quanto aos fatos sociais:
Generalidade ( É comum à todos os membros do grupo ou à sua maioria. Os fatos são coletivos, ou seja, eles não existem somente para um único indivíduo, mas para todos num grupo ou sociedade.
Exterioridade ( Existe independentemente da vontade do indivíduo que até pode ser entendido como a existência de um fenômeno social que atua sob os indivíduos, embora seja independente das vontades individuais.
Coercitividade ( As pessoas individualmente, são pressionadas a seguir o comportamento estabelecido. É uma força exercida sob os indivíduos obrigando-os através do constrangimento a se conformarem com as regras, normas e valores sociais vigentes.
Divisões do Trabalho Social:
Os indivíduos segundo Durkhein é de que o consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade humana.
S. Mecânica ( Algo feito por impulso, de forma automática. Prevaleceu na sociedade primitiva, os integrantes do grupo social compartilham das mesmas noções, valores sociais, crenças religiosas, valores materiais, o que assegura a coesão social.
S. Orgânica ( Onde as pessoas mesmo sendo diferentes compartilham de normas, papeis e funções também diferentes. Prevalece na sociedade moderna. Não compartilham dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são distintos, individualismo moral.
Grupo Social segundo Chynoy ( Consistem em um certo número de pessoas cujas relações se fundem numa série de papeis e status interligados
3 aspectos: Interação padronizada, crenças e valores compartilhados e consciência da espécie.
Modernidade ( Surgiu com o renascimento e é definida com relação à antiguidade. Refere-se ao estilo, costume de vida, ou organização social que