Sociologia
Sociologia e Ética
Profissional
Parte I
Filosofia
Cláudia Venancio de Lima claudiavenancio@globo.com O QUE É ÉTICA?
“Conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as três questões da vida: quero, devo e posso”. (Mário Sergio Cortella) Quem define: “Você define através do modular, exemplar, princípios da sociedade religiosos ou não, através de normatizações”. Ex: cigarro, cinto de segurança.
“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” – apóstolo Paulo Na língua grega existem duas vogais para pronunciar e grafar nossa vogal “e” uma vogal breve chamada epsílon, e uma vogal longa, chamada “eta”Èthos – costume (vogal longa) Com a vogal breve significa caráter, índole natural, temperamento, conjunto de disposições físicas e psíquicas de uma pessoa.
SENSO MORAL E CONSCIÊNCIA MORAL
Senso Moral – É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo idéias como as de justiça e injustiça. Ex: movimento de luta contra fome, sentimento de culpa, sentimento de admiração, sentimentos de cólera por violência.
Sentimentos de certo e errado, de justo e injusto.
Situações dramáticas: Aborto Pai de família desempregado, com vários filhos pequenos e a esposa doente, recebe oferta de emprego que exige que seja desonesto, irregularidades que beneficiem seu patrão. Estas situações põem à prova nossa consciência moral. Exigem que decidamos o que fazer que justifiquemos para nós e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, porque somos responsáveis por nossas opções. Consciência moral – não se limita a aos nossos sentimentos morais, mas se refere às avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.
JUÍZO DE FATO E JUÍZO DE VALOR
Juízos de fato – são aqueles que dizem o