sociologia
O QUE É FILOSOFIA?
No primeiro capitulo o autor busca mostrar algumas definições conceituais que serão abordadas ao longo da obra. O que é de fato filosofia? Em que consiste o ato de filosofar? Tal questionamento não é tão simples assim para alcançar uma resposta. "Certamente é por isso que ele se volta de imediato para as religiões que lhe prometem a salvação" (Pág. 20).
Se a pergunta não nos sugere uma reposta direta, porém, a reflexão põe em dois lados opostos a filosofia e a religião buscando a mesma resposta. Por que na história da humanidade percebemos que sempre houve uma necessidade de se buscar a religião? A salvação surge como uma proposta em longo prazo que tranqüiliza o ser humano diante do temor que a vida lhe propõe. Se os mitos buscavam conscientizar nossa ação terrena, a religião busca apontar valores morais para direcionar nossa vida após a passagem terrena. Mas a visão religiosa não é uma visão teleológica, a salvação futura é construída através das atitudes no presente. "Para viver bem, para viver livremente, com alegria, generosidade e amor, precisamos, antes de tudo vencer o medo" (Pág. 22). Se o homem vive com medo, a religião e a filosofia vêm para abordar esta questão, mas elas divergem sobre o caminho a seguir.
O filósofo divergirá das condutas teológicas buscando mostrar que o caminho para a felicidade será uma vida através da ponderação e da reflexão. Enquanto que o fenômeno religioso ocupar-se-á com a salvação, a práxis filosófica chamará a salvação de conquista da felicidade. Qual o fim último do homem? A busca pela felicidade. A busca da felicidade dar-se-á a partir de três abordagens, chamadas de dimensão filosófica: a