SOCIOLOGIA
Conteúdo
Introdução
Chama-se globalização ou mundialização, ao crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em aldeia global, pois parece que o planeta está a ficar menor e todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na TV, ficam a saber no mesmo dia o que acontece no mundo inteiro).
A globalização
É um processo no qual a distância geográfica se torna num factor de menor importância no estabelecimento e desenvolvimento de relações transfronteiriças, de relações políticas e socioculturais. As pessoas tornam-se conscientes desse facto. As redes de relações e dependências tornam-se mundiais. Este potencial de relações e dependência causa medos, resistência, acções e reacções.
A globalização económica
A globalização económica veio ter um impacto bastante significativo, na qualidade de vida, na comunicação e grandes efeitos na indústria e serviços, considerando-se assim um fenómeno capitalista.
A organização mundial ao nível dos mercados bolsistas foi se alargando e que brando as fronteiras existentes entre os países, arrastando assim, os mais fracos para o impossível os económicos.
A globalização financeira
As empresas transnacionais surgem como impulsionadoras desta economia-mundo, globalizada. Estas empresas assumem uma importância central no processo de globalização económica.
Integração dos mercados financeiros à escala mundial - a interdependência dos mercados financeiros origina que uma variação positiva ou negativa, por exemplo na bolsa de Nova Iorque, tem reflexões nos restantes países, influenciando o desempenho das restantes bolsas mundiais.
A