Sociologia
Introdução
Karl Marx foi um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele faz parte do grupo de homens que mudaram o mundo. Suas ideias mudaram a forma como vemos as relações econômicas, sociais e culturais. Muitas de suas ideias foram colocadas em prática e ajudaram a construir uma nova história.
Desenvolvimento
Este filósofo alemão foi expulso de muitos países europeus, pelo fato de ser um radical. Isso fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele o capitalismo era um dos maiores problemas da humanidade, Marx defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se e derrubar de vez o sistema capitalista. Dizia ele que o sistema era responsável pelas crises que vinham acontecendo nos últimos tempos devido as grandes diferenças sociais.
Até hoje as ideias marxistas influenciam o pensamento de historiadores e cientistas sociais, que independentemente de aceitarem ou não as ideias do pensador alemão, concordam que para entender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção. Marx deixou vários seguidores, um deles foi Lênin que na União Soviética utilizou as ideias marxistas para manter o comunismo que sob seu comando foi renomeado marxismo-leninismo. Mas alguns marxistas discordavam de certas escolhas do líder russo.
Conclusão
Conclui-se que apesar de muitas vezes ter sido um radical, Karl Marx contribuiu muito para as ideias comunistas, sendo lembrado na União Soviética, ajudou de certa forma os trabalhadores durante a Revolução Industrial, e idealizou a forma de pensar do