Sociologia
Docente:
Discente
CAMINHO CERTO
O Brasil está indo para o caminho certo, o disparo econômico encontrada no país reflete-se em especial sobre a qualidade de vida da população: desigualdade de renda, mortalidade infantil e desemprego, dentre outros aspectos.
Grande parcela da população do país é incapaz de atender às suas necessidades básicas e a distribuição de renda é uma das mais desiguais do mundo. Nós ultimos anos o Brasil tem conseguido aliar o crescimento econômico com a redução da desigualdade.
No Brasil, as taxas de mortalidade infantil diminuíram muito nas duas últimas décadas. O elevado índice de mortalidade infantil no mundo e no Brasil são provenientes de dois problemas ou causas, o rendimento familiar que afeta a quantidade e a qualidade da alimentação, e também as condições médico-sanitário, como falta de pavimentação, esgoto, água tratada e condição da moradia. Os níveis sociais de melhor poder aquisitivo possuem taxas inferiores, e os de níveis de baixa renda sempre apresenta índices maiores que a média nacional.
O desemprego brasileiro ficou estável em agosto, mantendo-se no menor nível desde dezembro e registrando a leitura mais baixa para esse mês desde o início da série histórica, em 2002.
De acordo com a realidade no mundo, hoje precisamos de mudanças rápidas na sociedade, pois o povo não conseguiu acompanhar as mudanças que vieram acontecendo no mercado de trabalho, fato é que profissões estão desaparecendo e outras estão surgindo e as pessoas que não conseguem de alguma maneira se colocar nos meios de trabalho não conseguem um bom
O desemprego causa vários problemas: para o desempregado, para a família e para o Estado. Para o cidadão desempregado e sua família, o desemprego provoca insegurança, a indignidade, aquela sensação de inutilidade para o mundo social.
Então, podemos afirmar que o Brasil está crescendo, mas poderia crescer mais, isso apenas investindo em educação, bem estar, alimentação e segurança.