Sociologia
Na revolução industrial ouve a necessidade de uma adaptação na mão-de-obra tornando-a especializada, muitos então, se sentiram obrigados a se adaptarem a nova realidade, sob pena de ficarem alijados do mercado de trabalho.
O mesmo fenômeno se deu com a chegada da informatização e da globalização, pois quem não estiver conectado acabará absolutamente fora da realidade e terá dificuldades em realizar tarefas básicas do dia a dia.
QUESTÃO 2: A total falta de respeito pelos usos, costumes e valores de um povo, pode acabar gerando muitos conflitos como a historia registra.
A soma de culturas e valores formará a personalidade social do individuo e o modo de seu comportamento mesmo com variações há sempre um padrão a ser obedecido.
Num País como o Brasil onde há uma diversidade gigante isso é muito latente.
No tocante ao poder destacam se as seguintes formas:
Pela força, inclusive com ameaças físicas é a lei do mais forte.
O poder constituído na forma da lei legitimamente adquirido.
Ainda o poder tradicional que se dá pelos costumes de um povo e da sociedade como, por exemplo, padres, pastores, pai e marido.
E ainda o poder conseguido por influencia e pela admiração que se desperta nas pessoas, o chamado carisma onde há veneração na figura seja, no âmbito artístico, esportivo, cultural e outros.
QUESTÃO 3: As sanções podem ser positivas ou não, as que recompensam, que estimulam e que promovem são as positivas, já as negativas têm o poder punitivo e ai claro, há vários tipos de punições, deis de uma advertência à exclusão total em casos mais graves ou ainda uma forma sutil como um simples deboche, um olhar reprovador ou coisa que o valha.
As sanções são fundamentais para termos uma sociedade organizada e equilibrada manter se um padrão é fundamental.
O que não deve ser confundido com o preconceito que gera intolerância e deve ser banido da