Sociologia
Sociedade Direito e Cidadania
Aluna: Sandra S. Ferreira
SALVADOR
2009
Projeto de Intervenção
Lugares Escolhidos: Feiras Livres / Rua
Assuntos Escolhidos: Crianças e Adolescente / Educação
As razões pela quais, foram escolhidos estes assuntos correlacionados com os respectivos lugares é justamente para mostrar e alertar sobre a presença de menores em atividades laborativas nas ruas e nas feiras livres brasileiras, em horário escolar. Na verdade essas crianças e adolescente deveriam está na escola sendo alfabetizadas.
A globalização e os avanços tecnológicos provocam de certa forma desigualdades sócias entre centros urbanos e centros periféricos, assim como a exploração do trabalho infantil é mais intenso em áreas menos globalizadas, onde na qual, existe grande desequilíbrio econômico relacionado com condições de sobrevivência e educação. O conflito entre trabalho e escola tem desdobramentos imediatos por causa do impacto do trabalho precoce sobre a evasão escolar e, no longo prazo, sobre a escolaridade obtida. A causalidade relevante ocorre quando o trabalho precoce é a nítida causa do desinteresse escolar. A relação inversa é possível quando as próprias famílias pobres percebem a má qualidade da educação e preferem retirar as crianças das escolas erroneamente, conduzindo-as precocemente ao mercado de trabalho sem nenhuma qualificação.
[Juridicamente falando o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)] diz que:
“A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito à educação e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento (...). Eles têm direito ainda a “brincar, praticar esportes e divertir-se”. Os dois trechos, extraídos da Lei n° 8.069 que dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente. A estratégia utilizada, foi com intuito de demonstrar de maneira mais precisa da situação nua e