Sociologia
Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, houve o rompimento com o modelo de conhecimento estabelecido. A explicação para as coisas passou a vir da razão e não mais da fé. O paradigma racional do pensamento possibilitou o desenvolvimento das ciências como fonte das explicações e não mais a filosofia e a teologia. Aprimoraram-se as ciências exatas e as ciências da vida. Com o crescimento das cidades e o aparecimento da multidão, surge a necessidade de estudar o indivíduo, de forma que junto com o mundo moderno emergem as ciências humanas e sociais. Os conhecimentos produzidos cientificamente passam a ser regulamentados com métodos e normas, definidas pelos pares (comunidade científica). Essas regras vão se constituindo em âmbito institucional, depois regionais e, por fim, em âmbitos internacionais, nas convenções e congressos de cientistas, como se faz até hoje. É o conjunto de regulamentação e a aprovação da comunidade acadêmica que dão validade e credibilidade ao pensamento científico até os dias de hoje.
2) faça um esquema comparativo dos métodos desenvolvidos pelos iluministas na tentativa de aprender a realidade,? depois,classifique a frase que se segue em uma das explicações:''A melhor demonstração é,de longe,a experiência,desde que se atenha rigorosamente ao experimento''.Procure encontrar nessa afirmação,os principios do pensamento desse filosofo expostos neste capitulo.Justifique a resposta. 3) Quais foram as primeiras e fundamentais questoes que os sociologos pioneiros do seculo XIX tiveram de enfrenta? e por que?
Os primeiros desafios dos cientistas sociais da época foi entender as profundas e intensas transformações sociais que aconteciam (principalmente na Europa), em decorrência das Revoluções Francesa e Industrial.
Foi justamente a busca das respostas para as perguntas que surgiam frente a