Sociologia
Cada vez mais, se torna claro a relevância de um planejamento pessoal e de carreira na vida dos estudantes de graduação. Com base nisso, é de extrema importância, fazer com que os alunos que iniciam o curso estudem os seus objetivos, sua missão como pessoa e profissional e, conseqüentemente sua visão, para que assim possam ter uma idéia sobre o que esperam do seu futuro no mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo examinar as expectativas dos discentes do Curso de Administração, quando esses ingressaram na faculdade, para verificar se suas expectativas foram mantidas ou modificadas no decorrer do curso e, ainda, o seu grau de satisfação diante do mesmo. Utilizou-se uma linguagem metodológica, por meio de pesquisas esporádicas, com aplicação de questionários. A amostra foi de 10 estudantes, matriculados nesse ano, no curso de Administração.
Constatou-se ainda que, as três principais expectativas são: prestar concurso público, trabalhar em empresas de terceiros e abrir seu próprio negócio. E sobre o grau de satisfação a maioria mostrou-se satisfeito.
2- Metodologia
Quanto à natureza do estudo elaborou-se a pesquisa quantitativa. Essa análise é muito empregada no desenvolvimento de pesquisas de âmbito social, econômico, de comunicação e de opinião, representando uma maneira de garantir a precisão dos resultados. Como modo de aprofundar o tema, foi aplicado uma pesquisa de campo aos alunos do primeiro ano do curso de administração da Universidade Anhanguera Uniderp.
Utilizou-se uma amostragem não probabilística por quotas. O questionário constituiu-se de 10 perguntas fechadas, feitas diretamente com os alunos na sala de aula. Depois de aplicado o questionário, realizou-se a análise dos dados pelo, onde se fez possível conhecer as expectativas dos alunos.
A seguir, será abordada a análise dos resultados obtidos através do questionário e também as conclusões sobre as expectativas dos alunos quando iniciaram a sua graduação.
3-