Sociologia
Contudo, O século XVIII pode ser considerado um período de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia. A sociedade vivia uma era de mudanças de impacto em sua conjuntura política, económica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas.
A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. É o estudo de todas as sociedades humanas e das relações que nestas são estabelecidas, através da compreensão dos (novos) modos de vida das suas populações e da interpretação das diferentes formas de organização social. É portanto o estudo das relações sociais. Segundo Giddens é o “estudo da vida social humana, grupos e sociedades.”
A sociologia e a Antropologia relacionam-se bastante uma com a outra. E como diz no excerto do texto elas convergem, ou seja têm semelhanças e como tal, podemos falar então de uma abordagem sócio-antropológica, que se trata de uma forma de conhecimento que é científico, estuda a vida das pessoas em sociedade e os fenómenos sociais que daí advêm, estando estes implicados no estudo das relações entre as pessoas, isto é das relações sociais e dos contextos em que estas se formam e ocorrem. Isto para dizer que as ciências sociais não se tratam de ciências exactas em que o resultado de uma determinada experiencia é algo concreto e que faz o ser humano