Sociologia e contabilidade
Após o processo de desenvolvimento científico a contabilidade presencia modernamente uma disputa entre as correntes empírica e cientifica devido aos propósitos divergentes de ambas. Enquanto a sociologia é mais do que um simples exercício intelectual. Ela também pode ser uma ciência aplicada, com usos práticos e cotidianos, especialmente nas áreas de educação e de políticas publicas, isto é, elaboração de leis e regulamentos por organizações e governos. Tudo isso por que os sociólogos são treinados para ver não apenas o que existe, mas também o que é possível.
Assim como a contabilidade, a sociologia é uma ciência voltada para a elaboração, supervisionamento, planejamento, controle, analise ou avaliação de estudos. Só que cada uma com atribuições diferentes. Para a contabilidade o patrimônio é o objeto fundamental. Alguns autores chegam a designa – lá, simplesmente, por ciência do patrimônio. Já a sociologia tem por objeto fundamental a sociedade. A mesma estuda os fenômenos sociais, desde a ação a simples influência mútua até a organização social.
Sociologia e contabilidade são ciências que caminham juntas, desde longa data, acompanhando a natural evolução das diversas sociedades.
A sociologia analisa o comportamento humano dentro da sociedade, ou seja, a forma de interpretar e compreender a vida em sociedade.
A contabilidade, por sua vez, é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade, seja ela física ou jurídica.
A partir de então, percebemos que