Sociologia-seminário
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SISTEMA DOMÉSTICO 4
3 CONSIDERAÇÕE FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Durante o século XVIII a população vinha crescendo em grande escala e fez com que os artesãos que tinham pequena produção trabalhassem mais para aumentar a produção, surgindo assim o sistema doméstico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SISTEMA DOMÉSTICO
Durante o inicio do século XVIII o sistema doméstico predominava a Inglaterra pois achavam mais viável do que construir fábricas. Ele consistia uma forma de produção familiar, ligada, sobretudo à atividade têxtil. A família funcionava como uma pequena unidade industrial, onde cada membro tinha uma ocupação – uns fiavam, outros cardavam, outros teciam –, e era proprietária da produção, dos instrumentos de trabalho que utilizava; eram seus ainda a casa e o terreno adjacente, onde podia plantar hortaliças e legumes para ajudar no sustento. [1] Mas a matéria-prima era fornecida por um comerciante e depois de modificada era devolvida a ele, então pagava os trabalhadores e vendia a mercadoria da maneira que mais o interessasse. Com mais compradores era necessário mais produção, processos do tipo de tecelagem eram expandidos pela criação de multidões de teares manuais domésticos para servir aos núcleos de fiações mecanizados,sendo que o primitivo tear manual eram um dispositivo mais eficiente que a roca.[2] Mas logo toda a parte da tecelagem foi mecanizada deixando o sistema doméstico morrer.
.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir do momento que o sistema doméstico surgiu junto a ele surge a necessidade de aumentar mais a produção e assim alavancando o sistema