Seminario Sociologia
DIVERSIDADE
CULTURAL E
ACCOUNTABILITY
Desafios para a Governança Ambiental
Introdução
Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre os significados da noção de governança, sobretudo no campo ambiental, com referência as experiências já vividas representadas pelos conselhos de política ambiental e ao processo de licenciamento. A governança ambiental é remetida ao contexto da modernização ecológica, ou adequação ambiental, centrado nas estratégias técnicas, mercadológicas e no consenso político como soluções para os ditos "problemas ambientais". A análise dos problemas estruturais e procedimentais do licenciamento ressalto os limites desta noção de governança que se impõe como controle sobre os territórios e as pessoas. Ao final, sublinha-se a necessidade de se colocar em destaque os princípios da justiça ambiental, da diversidade cultural e da transparência como essenciais para a construção de uma sociedade que se quer sustentável.
Governança Ambiental
Cavalcanti ao tratar do tema da governança ambiental no Brasil, chama atenção para o atraso relativo das implementações de leis em torno das questões ambientais. Observa-se uma ameaça a esse tipo de governança. A adoção de uma política conservadora coloca em risco as conquistas ambientais, pois afirmam que meio ambiente e justiça ambiental são barreiras para o desenvolvimento.São desafios da governança ambiental a perpetuação da injustiça ambiental, o desrespeito à diversidade cultural e a crise da democracia.
Três características principais na articulação da ideia de governança global:
1.Resgate do papel político do Estado;
2.Governança como um novo modelo político;
3.Globalização deve se apoiar em um consenso ético mínimo.
Para muitos autores esse modelo de governança coloca em questão problemas ligados a democracia, na tentativa de abrir a chamada sociedade civil, aquela
“organizada” nos moldes eleitos por quem domina a sociedade. A maioria dos cidadãos , principalmente os que fazem