Sociologia Organizacional Trab I
1. Explique a importância da revolução industrial no capitalismo ao surgimento da sociologia como disciplina científica.
A Revolução Industrial foi o início da transformação no sistema econômico e social. A sociologia foi importante para a criação de novos modos de convivência e uma nova visão da forma de divisão social do trabalho.
3. Explique a seguinte afirmação: “O sentido do trabalho é social e adquire significados distintos, dependendo da forma como as pessoas com ele se relacionam”.
Cada um tem um modo de pensar o sentido do trabalho na área social. Portanto, em um exemplo simples, para um determinado cidadão o trabalho pode ser o indicativo de possuir poder na sociedade, já para outro apenas por lazer.
4. O sentido que o trabalho tem na realidade atual é o mesmo de outras épocas da história? Justifique.
O tempo passou, as técnicas e processos evoluíram, a capacidade de adquirir status social aumentou, mas o sentido do trabalho como mencionado na questão número 3, pode variar.
7. Compare a noção de divisão de trabalho em Marx e em Durkheim.
Para Marx, a divisão social de trabalho está ligada a formação das classes sociais, a distribuição de renda entre os indivíduos e as relações de propriedades, com isso é possível ocorrer uma luta de classe entre as pessoas, originando maior produtividade.
Já para Durkheim, a divisão social de trabalho é baseada em um todo, ou seja, cada função tem uma ligação social, no qual dão origem a coletividade.
Bloco B
8. Faça um quadro comparativo entre as seguintes etapas do desenvolvimento capitalista: a)no fordismo; b) no pós fordismo (toyotismo). Considere vantagens e limites de cada forma segundo o verbete do dicionário. Trabalho e Tecnologia.
Fordismo: pode ser entendido como um conjunto de inovações introduzidas por Henry Ford na sua fábrica de automóveis, nos EUA. Pode ser abordado em duas instancias distintas: no chão de fábrica e nas dimensões macroeconômica e social. Ford aproveitando