sociologia organizacional ava I UFF
ATIVIDADE AVALIATIVA I
1. Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?
A sociologia tem como seu objeto de estudo o estudo das relações humanas e de todos seus desdobramentos sobre a vida em sociedade, isto é, o que importa não é o estudo do ser humano isoladamente, e sim, o das relações do ser humano com outras pessoas e seus desdobramentos sobre a sociedade. E, neste contexto, a sociologia vai estudar a interdependência e interação entre indivíduos que estudam as camadas sócias, os valores, as leis, as normas, a política de determinado grupo e outras relações sociais possíveis de serem identificadas.
O filósofo francês, mais conhecido como Auguste Conte, criou o termo ¨sociologie¨, em 1838; sendo a sociologia uma ciência cujo seus principais expoentes são: Auguste Comte, Friedrick Hegel, Emile Durkheim, Karl Max, Max Weber e no Brasil se destaca Florestan Fernandes, fundador da sociologia crítica, Gilberto Freire e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A sociologia como gênero, ao longo do tempo, se subdividiu em quatro principais espécies e seu objeto a ser estudado vai depender da escola que desenvolverá os estudos. Essas escolas são: Funcionalismo, especialização científica, Sociologia de Conflito e Interacionismo ou Microssociologia.
O objeto da sociologia era estudar a família, a educação, a religião e etc , segundo Emile Dukerkhein; e o mesmo afirmava que os fatos sociais devem ser tratados como coisas e estudados de forma objetiva.
Para Max Weber, a ação social é o objeto da sociologia, onde se busca estudar as intenções do agente humano sob um critério objetivo.
Segundo Karl Max e o C. Wrigth Mills, filósofos da Escola da Sociologia do Conflito ou Sociologia Radical ou Crítica, essa escola levanta questões sobre a sociedade e a direção da sociologia, trazendo à luz várias ideias