Sociologia - oque é?
Sociologia - Ciência Humana
Objeto: Sociedade – o ser humano, sua cultura e a vida em sociedade (os fenômenos sociais). Tudo o que não é natural, ou seja, que é produzido pelo homem (cultura).
Ferramentas: Contextualização histórica; estudos econômicos; análise política; características culturais.
Outros exemplos:
Direito;
Economia;
Antropologia;
Ciência Política.
(Ciências que se relacionam de maneira interdisciplinar com a sociologia)
Origens: França, no Século XIX (Idade Contemporânea).
Contexto histórico: Iluminismo; Revolução Industrial; ascensão da burguesia; aumento da desigualdade social.
Causa provável: Necessidade de compreender a instabilidade e a contradição desse mundo novo (mecanicista; tecnicista e industrial).
Precursores:
A República (Platão) – na Antiguidade;
Política (Aristóteles) – na Antiguidade;
A cidade de Deus (Santo Agostinho) – na Idade Média;
O contrato social (Rousseau) – no final da Idade Moderna.
A importância do estudo das relações sociais: O homem é um ente cultural, devido à sua capacidade de criar coisas e idéias que vão além da natureza, como inventar a roda, compor sinfonias ou construir catedrais. Mas também é um animal político, que necessita viver e conviver em grupo (sociedade) para sobreviver e se desenvolver. A sociologia estuda a forma como se dão as relações sociais, quais são as limitações à liberdade, qual o contrato social aceitável (tirania x liberdade) e de que forma a cultura influencia o meio e o próprio homem (influência da ação humana na natureza e, como consequencia, na própria sociedade).
“Nenhum de nós é totalmente livre; na verdade, podemos escolher nosso caminho na vida cotidiana, mas nossas opções são sempre limitadas” - Turner, Jonathan