Oque é a sociologia?
Com o surgimento do ser humano, surgiu também a sociedade. E com essa sociedade, surgiram também problemas e várias outras questões que sempre aparecem em grupos e conjuntos de pessoas. Mas, só a partir do século XIX que começaram a estudar essa sociedade em que vivemos e os problemas que ela acarreta. A razão disso é que depois da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, aconteceram grandes mudanças. Os valores, costumes, certezas, incertezas foram mudados, trocados, repensados e questionados.
Surgiu então a necessidade de estudar a sociedade e seus comportamentos – A famosa sociologia ou ciência da sociedade. Por que fazemos isso? Por que não fazemos aquilo? Por que julgamos tal coisa como certa e outra como errada? Por que tomamos certas atitudes sobre determinados acontecimentos? Por que nos organizamos dessa forma? Por que obedecemos algo ou alguém? Por que vivemos assim e não de outra forma? Enfim, inúmeros questionamentos e dúvidas sobre nós mesmos.
Muitos sociólogos já tentaram responder essas questões e explicar a sociedade. Mas isso tudo depende da época, do local, e de vários outros aspectos que interferem na opinião do sociólogo.
Há também, quem critique a sociologia e ache que ela é totalmente desnecessária. O sociólogo Anthony Giddens, escreveu uma vez que: “A objeção que os membros leigos da sociedade frequentemente fazem aos postulados da sociologia é (...) que seus achados não lhes dizem nada além do que já sabem – ou, o que é pior, veste com linguagem técnica o que é perfeitamente familiar na terminologia de todos os dias”. Ou seja, ele diz que as pessoas que criticam, acham que a sociologia estuda sobre aquilo que todos já sabem.
Caroline Satie