Sociologia na Fisioterapia
1) Com base nos argumentos utilizados no debate em sala de aula, no ultimo dia 31, descreva a noção de desigualdade social e como ela esta relacionada ao individuo e aos grupos de acordo com os autores debatidos.
R: Apos as aulas e o debate do dia 31 de março, conclui que, ha uma diferença entre as classes sociais. Essa diferença é justificada pela desigualdade que divide os indivíduos em posições diferentes, formando a estrutura social. Nessa estrutura, é determinado um grupo mais privilegiado do que outros. Portanto, a desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor.
Biologicamente somos todos iguais, humanos, mas somos diferentes em muitos outros aspectos, sendo unicos como pessoa. Com isso, a estrututa social determina que cada parte social tenha um acesso diferenciado (privilegios) de poder ou riqueza material. Apesar da diferenca desses aspectos, a sociedade tanta buscar uma igualdade, discriminando os que nao se ajustam aos criterios, quer sejam etnicos, culturais, sociais, religiosos, entre outros.
As desigualdades são essencialmente sociais, em que não se referem apenas à estratificação economica (relativa à consumo, patrimonio), mas também estão ligadas à existência de desigualdades de carácter mais qualitativo como o prestígio, a politica e etc. Um exemplo é: em uma sociedade ha brancos e negros que possuem condicoes de acesso diferentes e que, por esse fato, lhes conferem vantagens ou desvantagens. Marx viu na propriedade a origem da desigualdade, enquando que Durkhein, a desigualdade se originou da divisão do trabalho.