social
PÓLO- REPÚBLICA
SERVIÇO SOCIAL
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Profª. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Helem Carla Cravo RA: 393012
Maria Benaide Gomes RA: 293095
Maria de Nazaré Hungria RA: 393321
Milena do Socorro Raposo RA: 393011
Rosangela de Sá França RA: 393009
Sabrina Palheta Dias RA: 393443
Sandra Suelen Pantoja RA: 8985224920
BELÈM – PA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar um pouco sobre monitoramento e avaliação em Serviço Social, que nos trará maior clareza sobre como construir um projeto social com êxito. Conforme o texto proposto por Martins relata que o processo de avaliação encontra-se presente em todas as etapas do processo de planejamento.
No entanto, a ação planejada deve conter os indicadores por meio dos quais ela será monitorada e avaliada, de forma a possibilitar correções e adaptações no curso do projeto. As estratégias de ação e os indicadores escolhidos deverão mostrar como os objetivos propostos serão alcançados.
Neste contexto, a avaliação das Políticas Sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, devido às evidências dos indicadores que expressam a questão social. Refere ainda o quadro da pobreza estampado e exige-se o debate sobre a gestão de benefícios e serviços que devem ser implantados e ou implementados pelas Políticas Sociais, caracterizando um sistema de proteção.
Diante das várias definições existentes dos 3Es, algumas delas inclusive contraditórias entre si, faz-se necessário explicitar que os conceitos adotados neste trabalho são os de Washington Souza (2008), nos quais a efetividade é percebida mediante a avaliação das transformações ocorridas a partir da ação; a eficácia resulta da relação entre metas alcançadas versus metas pretendidas e a eficiência significa fazer mais com menos recursos.
Assim, vimos também a definição dos objetos de mensuração e partes