Sociologia - max weber, émile durkheim, karl marx
01. Qual o papel do cientista social, segundo Émile Durkheim? Partindo da perspectiva historicista, quais seriam as principais limitações desse modelo positivista durkheimiano?
Resposta: Fortemente influenciado pelo positivismo de August Comte, Émile Durkheim entende que o lugar do sociólogo é fazer ciência de fato, isto é, experimentando, classificando, medindo e explicando os fenômenos sociais se valendo das modernas ciências da natureza. Essa perspectiva teria alguns problemas para lidar com contextos particulares, onde a lógica positivista falharia ao tentar explicar a totalidade das motivações que levaram o indivíduo à praticar o ato.
02. O que é o método compreensivo? Explique e comente.
Resposta: Em contraposição ao positivismo durkheimiano, Weber busca elementos na realidade histórica, social e política. Longe de chegar a uma explicação única e definitiva, Weber se lança no devir histórico e a partir dele buscar compreender as possíveis bases da ação social.
03. Qual a diferença para Weber, entre ação e relação social?
Resposta: Para Weber, a ação social é um ponto chave do indivíduo. A ação social só atribui quando o indivíduo atribui sua conduta um significado ou um sentido próprio; Já a relação social estabelece um sentido que necessita ser compartilhado, pois o que se busca nesse caso é estabelecer um contato mais prolongado e duradouro.
04. Ao definir a ação capitalista como “aquela que se baseia na expectativa de lucro através da utilização das oportunidades de lucro, isto é, nas possibilidades pacíficas de lucro”, como Weber aplica seu conceito de ação social?
Resposta: Max Weber explica e aplica seu conceito de ação social baseando no seguinte: distinção pode ser estabelecida, tornando-se a ação social efetiva dotada de sentido com um meio para alcançar um fim, justamente aquele subjetivamente visando pelo agente a salientar que a ação social não é um ato isolado, mas um processo, no qual se