Sociologia - karl marx
Karl Max – 1ª parte
Vou tentar dar uma visão das ideias de Marx da forma mais concisa possível, a primeira parte vai das suas influencias a luta de classes. Na segunda parte vou focar a economia capitalista até a revolução, postarei domingo à tarde. Seu pensamento teve como principais influencias: 1. Filosofia Clássica Alemã (Hegel, Feuerbach, etc) 2. Economia Inglesa (Adam Smith, David Ricardo) 3. Socialismo Frances (Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Owen) Partindo dessas influencias formou-se seu ideias que podem ser estruturadas da seguinte maneira: Base Filosófica Materialismo Dialético Teoria Econômica Socialismo Cientifico
Seu método (materialismo dialético) foi formado a parti da dialética idealista de Hegel e do materialismo de Feuerbach, somando a isso uma perspectiva histórica. Cada ideia implica em seu oposto... Dialética: toda tese, ou ideia, opõe-se a sua antítese. A batalha entre as ideias produz a síntese, uma nova tese. A nova tese então se defronta com sua antítese. O mundo está sempre mudando. A historia nunca se repete. Contudo Marx é um materialista é não fica no campo das ideias. “Não é a consciência dos homens que determina a sua existência, é, pelo contrario a sua existência que determina sua consciência”.
Produção e Reprodução
Na busca de atender ás suas carências, os seres humanos produzem seus meios de vida. É nessa atividade que recriam a si próprios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação das sucessivas gerações (...) [é] a existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.
‘’
O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é, para Marx, a atividade humana básica, a partir da qual se constitui a “historia dos homens”, é para ele que se volta o materialismo histórico, método de analise da vida econômica, social, politica, intelectual.
E ai tudo certo? Ta pegando a ideia? Não?