Sociologia de karl marx
1 - Introdução
Nos Estados Unidos , o senador Richard Nixon lamentou que no meio universitário , Marx e tão mal conhecido . Allen Dwles propos que nas universidades o marxismo fosse obrigatório . Cada vez mais percebemos que é preciso conhecê-lo melhor do que sabemos até hoje . Na França o padre jesuíta Jean Yves Calves , fez um volume sobre Marx onde o mesmo e traduzido até para o português . Até um téologo , o jesuíta Henri Delubac , dedicou algumas páginas de seu livro de maior repercussão . Pierre Bigo , chegou até mais longe , escrevendo um livro apenas a respeito do humanismo marxista . A doutrina de Marx determina até hoje , na organização social de cerca de um terço da população da terra e ainda influência nos dois terços restantes de alguma forma . No Brasil a demanda de informações objetivas sobre Marx já está presente .
2 - Nascimento Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 , em uma pequena cidade de Tréves , no sul da Prússia Renana , situada hoje na Alemanha , fazendo fronteira com a França . Pai de Marx era advogado , e mãe de origem holandesa .
3 - Infância Ocorreu em um período de estagnação e conservadorismo .
4 - Universidades Na universidade quando Marx fazia um exame final de língua alemã , onde tinha que dissertar sobre o tema '' Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão '' , ele aos 17 anos teve duas idéias que apartir daquele momento o acompanhou por toda sua vida . A primeira era de que um homem feliz é aquele que faz os outros felizes , onde a melhor profissão , deveria ser a que proporcionava ao homem a oportunidade de trabalhar pela felicidade do maior número de pessoas , isto é , pela humanidade . A segunda era de que sempre vão exister obstáculos e dificuldades que fazem com que a vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-las . Essas duas idéias apareciam na composição juvenil , ingênua e romântica .