Grupo schincariol
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Processos Decisórios
QUESTÕES – GRUPO SCHINCARIOL
Girlandia Amorim dos S. Silva RA: A8236C-7
Michele Carvalho dos Passos RA: B04199-4
Thatiane Lopes Ferraz RA: A8419I-6
(3º semestre)
SÃO PAULO
2012
Respostas das questões:
1) Foi quando as tradicionais fabricantes não vinham dando conta de suprir a demanda de consumo da bebida no Brasil. O preço era inferior para diferenciar do preço das outras marcas, com isso atendendo uma classe menos favorecida.
2) Isso não era bom, pois as decisões ficam muito centralizadas, isso o levava há não receber dicas o que poderia ser bom para expandir os negócios.
O falecimento do Sr.Nelson abalou de uma forma muito significativa a Schin, fazendo com que a necessidade tinha que se transformar em oportunidade para seu crescimento.
3) Não foi programada. Foi uma questão de necessidade para tentar alavanca a marca.
4) A decisão de criar a Primus era a de atender os consumidores de todas as classes e concorrer com as marcas mais tradicionais, líderes de mercado: a Skol, a Brahma e a Antarctica, da Ambev, e a Kaiser da canadense Molson. Outra necessidade da empresa também era a de diluir os custos de distribuição. Com as vendas representadas quase completamente pela cerveja Schincariol tradicional, a dependência do grupo em relação ao produto era muito elevada. Com novas marcas de cerveja, as vendas ficariam mais diversificadas e mais de um produto poderia ser distribuído simultaneamente. As vendas da Primus não deslancharam, uma das explicações foram os “modestos” investimentos em publicidade.
Já a decisão de criar a Nova Schin, envolveu pesquisas para diagnosticar os problemas e avaliar a posição da antiga marca no mercado. A