SOCIOLOGIA GERAL
R- Dominantes e Dominados, oprimidos e opressores. Relações de oposição ininterrupta que terminam na transformação da sociedade.
02- Analise a ideia de Marx sobre a relação entre o homem e a história.
“Os homens fazem suas próprias histórias, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
R- Marx reconhece que o homem desempenha um papel importante na história e que ele o faz de forma interessada e consciente. Mas reconhece também que o homem depende de condições externas a ele (a história) e que estas lhe são dadas.
Essa consciência não é determinante por si só, pois a realidade social é sempre mais ampla e original que qualquer esquema concebido.
03- Marx afirma que a classe proletária, no capitalismo, tem o papel de agente da transformação. Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera as condições de seu desaparecimento.
R- A indústria acaba por reunir os operários que se organizam para lutar por seus próprios interesses. Como esses interesses são contrários aos da burguesia, esse conflito tende a destruir o próprio capitalismo.
04- O que Marx entende por alienação?
R- É o processo pelo qual a sociedade capitalista exclui as classes inferiores da participação na política, na filosofia, na ciência e na produção de riqueza.
05- Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?
R- Classes sociais para Marx, são antagônicas, contraditórias porém complementares. Suas relações políticas dão se por um constante de interesses em relação a produção material.
06 - Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?
R- Fatos que permitiram a acumulação primitiva do capital e da riqueza.
07 - O que é salário? Como determina o valor do Salário? Salário é o valor recebido pela prestação de um serviço.