Sociologia Geral
Segundo Comte, fundamentalmente só há uma história e, pelo estudo estático, é possível identificar as características de toda sociedade. No "Système de politique positive", esta concepção comtista da estática encontra seu desenvolvimento completo. A estática pode ser decomposta em duas partes como o estudo preliminar da estrutura da natureza humana, e o estudo propriamente dito da natureza social. Para Comte, pode-se considerar a natureza humana como dupla ou tripla, e pode-se dizer que o homem se compõe de um coração e de uma inteligência, ou dividir o coração em sentimento e atividade, considerando que o homem é ao mesmo tempo sentimento, atividade e inteligência. Para ele, ter coração é ter sentimento de coragem.
Contra aqueles que imaginam que a razão poderia ser o determinante essencial do comportamento do homem, Comte afirma que os homens são sempre movidos pelos sentimentos. O verdadeiro objetivo consiste em fazer com que sejam movidos, cada vez mais, por sentimentos desinteressados e não por instintos egoístas, e que o órgão de controle que dirige a atividade humana possa realizar plenamente sua função, descobrindo as leis que comandam a realidade.
Comte, quanto à religião, diz que a análise desta tem por objetivo mostrar a função da religião em toda sociedade humana. A religião implica a divisão ternária característica da natureza humana, comportando um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor; e um aspecto prático que Comte chama de regime.
A religião reproduz as diferenças da natureza humana: criando a unidade, precisa dirigir-se simultaneamente à inteligência, ao sentimento e à ação, isto é, todas as disposições do ser humano.
A teoria da família, de Comte, toma como modelo e considera como exemplar a família do tipo ocidental. O doutrinário do positivismo esforça-se por demonstrar que as relações existentes dentro da família eram características ou exemplares das diversas relações que podem