mecanica dos fluidos
COORDENAÇÃO DO CURSO DE MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
WAYNER JUNIOR
MECÂNICA DOS FLUÍDOS
RELATÓRIO MECÂNICA DOS FLUÍDOS
PONTA GROSSA
2012
WAYNER JUNIOR
MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Relatório desenvolvido pelo aluno do curso de Engenharia Mecânica como atividade avaliativa da disciplina de mecânica dos fluídos apresentado ao: Prof.º Paulo Henrique.
PONTA GROSSA
2012
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
Sumário
1. Introdução As perdas em tubulações podem ser divididas em dois grupos: as perdas que ocorrem nos trechos lineares, ou perdas distribuídas, e as perdas localizadas em elementos individuais, também chamadas perdas singulares. As perdas do primeiro grupo constituem a maior parte do total, pois normalmente as tubulações de interesse possuem grande extensão, e por isso são também chamadas perdas principais, as demais são, por sua vez, chamadas perdas secundárias. Tais perdas podem ser calculadas, e variar de acordo com as característica em que o fluido em questão está submetido.
2. Objetivo
Neste experimento serão avaliados as perdas de carga localizadas em componentes típicos de tubulações. Com medições de pressão, objetiva-se:
Verificar a influência do diâmetro do tubo sobre a perda de carga;
Verificar a influência da vazão sobre a perda de carga;
Calculem o coeficiente de perda de carga K para válvula para cada vazão volumétrica utilizando as correlações teóricas
Estimar um coeficiente de perda de carga médio e calcular as perdas de cargas para cada vazão utilizando as correlações teóricas.
Discutir os resultados obtidos de acordo com os conceitos teóricos de escoamento dos fluidos.
3. Referencial Teórico
A perda de carga, basicamente, consiste em uma perda energética no escoamento, que aparece como uma diminuição da pressão no