Sociologia geral
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PREMISSAS ANALÍTICAS
A Formação profissional referida não se reduz a oferta de disciplinas que proporciona a titulação de assistente social para responder a uma condição para inserção no mercado de trabalho.
Trata-se de preparar cientificamente quadros profissionais capazes de responder as exigências de um projeto profissional coletivamente construindo e historicamente.
O exercício profissional do assistente social diante da divisão social e técnicas do trabalho,sejam capazes de responder as demandas atuais feitas no mercado de trabalho.
Por outro lado a formação profissional não pode ser vista apenas a parti da demanda já estabelecida socialmente ela tem a função de a parti de um distanciamento critico-analiti do panorama. O assistente social e a população em que se trabalha deve ser considerada uma dimensão pedagógica que implica uma atenção especial aos recursos técnico-operativos na efetivação de estratégias de atuação voltadas para os setores majoritários da população.
O profissional não pode deixar de reclamar hoje a melhoria na educação de 1º e 2º grau,a situação da Universidade que não é inexistente a perda da melhoria do ensino,uma boa qualificação profissional.Assumir o desafio de concretizar uma nova proposta profissional consistente e realista e uma luta crescente pela democratização da universidade e do ensino por ela implementado considerando como um campo de forças em que também se expressam os antagonismos de interesses existentes na sociedade.
O curso de serviço social idealizada e informada por um discurso humanista deslocado de bases históricas expressa a escassa serviço