Sociologia geral
CURSO: HISTÓRIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
Nome
RESENHA
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO DE AVALIAÇAO PARA OBTENCAO DA NOTA DO 3º NPC SOB A ORIENTAÇAO DA PROFESSORA RAMUNDA CALIL.
SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA
2010
LENHARD, Rudolf 1992 Sociologia geral. 3.ª Ed. São Paulo, Pioneira, 1975
Considerando LENHARD (1992), em sua abordagem histórica sobre os Padrões
Sociais de Comportamento têm como função básica a manutenção da regularidade e da ordem, isto é, os membros de uma sociedade devem obedecer às normas a qual se podem citar as por usos, costumes, moral e lei estabelecidas por tal sociedade. No entanto ao nascerem os indivíduos não possuem conhecimento das regras adotadas por sua sociedade, por isso são treinados a agir, pensar e sentir segundo as expectativas sociais, nesse sentido quando os mesmos agem opondo-se aos padrões de funcionamento que são aceitos na comunidade estarão de certa forma ameaçando sua estabilidade. Todos têm obrigação de zelar para que outros não sejam prejudicados por atos de desobediência aos padrões existente.
Pois ao menor contato com a vida social, percebe-se de imediato que os seres humanos são diferentes e essas diferenças se expressam no plano de coisas materiais da religião, da personalidade, cultura, sexo, etnia dentre outros absorvendo valores, crenças e normas da sociedade a qual está inserido.
O padrão de comportamento que a sociedade impõe pode variar entre intensa e aberta, por um lado suave e sutil. Pois tais padrões diferenciam-se um dos outros, segundo o grau de obrigariedade com que são impostas e sua persistência. Entretanto existem vários tipos de normas a qual se descreve aquelas que as pessoas observam quase independente de imposição social como por usos que quem infringe não tem a sensação de está contrariando a vontade grupal e nem prejudicando os mesmos, por exemplo, desobedecendo aos horários usuais das refeições,