Sociologia geral e jurídica 1 semestre
1 - Quais as críticas do ponto de vista metodológico que Max Weber faz ao positivismo Durkheimiano e ao Marxismo? Quais os aspectos teórico-metodológicos apresentados e desenvolvidos pela sociologia weberiana? Desenvolva a questão.
Os autores Marx e Durkheim construirão modelos gerais universais, generalistas com idéias de evolução e progresso. Weber vai tentar entender o modo de produção antigo a partir das peculiaridades e particularidades. Para estes autores, para se construir conhecimentos objetivos, o indivíduo deve ser totalmente objetivo e afastar pré-noções e pré-conceitos.
CRÍTICAS A DURKHEIM > Busca leis que expliquem os fenômenos sociais através do método empírico, mas a partir do momento que se cria leis que explicam os fenômenos sociais através do método empírico, deixa-se de lado as particularidades. Para Weber, a realidade social é de particularidades. Separa o individuo do coletivo, o coletivo molda o coletivo. Para Weber, não há separação, pois o processo de socialização se dá na interação social, o indivíduo não é um ser que é moldado pelo coletivo, na interação social ele interioriza as regras sociais.
CRÍTICAS A MARX > Weber critica que a economia de Marx é arraigada de juízo de valor, para ele o econômico é importante, mas não é determinante, ele vai demonstrar isso na obra Ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber quer dizer que outras causas como religiosas, culturais e políticas também são tão importantes quanto o econômico. Para Weber há uma certa parcialidade no conhecimento científico, o que garante a objetividade é o método de reflexão, e por outro lado, Marx trata a subjetividade com excesso.
Outra crítica de Weber a ambos os autores é que para construir conhecimentos objetivos o indivíduo deve ser totalmente objetivo e afastar pré-noções e pré-conceitos, para Weber a perspectiva empiricista é ingênua, porque na verdade, para construir esses conhecimentos