Sociologia - durkheim
“Anomia é um conceito fundamental em Durkheim. Ela literalmente significa ausência de normas. Mas não é bem que não haja normas. O que há em sociedades altamente complexas, como essa em que nós vivemos, é que o sujeito está exposto a um conjunto pouco articulado de normas e muitas vezes conflitantes, então, ele não sabe pra que lado vai, ele não sabe pra que lado seguir.”
a) Explique o sentido da afirmação do Prof. Gabriel Cohn sobre anomia.
Para o Professor Gabriel Cohn, a Anomia, se analisada etimologicamente, significa sem normas, ou seja, a plena desordem seja de uma situação em particular, ou de uma sociedade como um todo. Especificamente, o Professor opina a respeito da legislação imposta a nós (nesse caso, não a legislação atrelada à consciência coletiva, e sim a legislação literal, o conjunto de leis físicas). Ele explica que o homem social acaba se perdendo em relação ao número excessivo de leis conflitantes e pouco articuladas, ou seja, a ordem acaba sendo prejudicada pela necessidade abusiva de se mantê-la.
b) Qual é o papel da escola, segundo Durkheim, para a orientação das crianças e dos jovens na sociedade contemporânea?
Para Durkheim, o papel da escola é um dos papeis fundamentais para o homem social, uma vez que ela está entrelaçada diretamente com a formação de cidadãos integrados à sociedade com a necessidade de ordem, e indiretamente com a formação da consciência coletiva interna ao homem e acima da consciência individual que reside dentro de cada um. Além disso, a escola é símbolo da educação que, como instituição social exterior e independente ao indivíduo, estabelece os valores, crenças e costumes da própria sociedade, resultando na coerção social de