Sociologia do trabalho
1º Teste
Uma análise sociológica do trabalho pode hesitar entre múltiplos focos de observação: * O indivíduo-trabalhador, e a pesquisa orienta-se para a análise dos comportamentos, valores, atitudes; * A tecnologia, e o esforço da pesquisa incidará sobre as relaçõs entre o homem e a máquina; * A empresa abordagem organizacional * As ocupações profissionais mercado de emprego e a estrutura social * Os movimentos ligados ao trabalho os conflitos, as ideologias, a organização sindical…
Conceito de Trabalho: * O conceito de trabalho como actividade social, i.e, conceito genérico e abstracto da actividade humana é recente. * Foi a RI que nos levou a uma civilização do trabalho, ou seja, que este passou a estruturar a ordem social e cultural. * No entanto, para os sociólogos clássicos do trabalho, o trabalho sempre existiu enquanto laboração e acção humana sobre a matéria ou a natureza (homo faber)(G. Friedmann, 1973). * Na verdade o trabalho é uma relação com a natureza e uma relação social. * Na maioria das línguas europeias existem 2 ou mais termos para diferenciar os significados do trabalho. * Assume significados diferentes em diferentes tempos históricos, sociais e culturais e até individuais (subjectivos).
Engloba todas as actividades (remuneradas ou não), de produção e destribuição de bens e serviços, desde as que são mais passíveis de transacção na esfera económica/concorrencial até àquelas que são prestadas à margem de qualquer relação mercantil e que se revestem de utilidade social.
Assim, o trabalho tanto pode ter lugar:
- na esfera económica;
- no espaço doméstico;
- como ter expressão em actividades cívicas e de voluntariado.
Todo o emprego pressupõe trabalho, mas nem todo o trabalho é emprego.
As características fundamentais definidoras:
- um estatuto e uma designação;
- uma retribuição;
- um regime fiscal.
O conceito de Actividade:
- é uma noção mais