Sociologia do trabalho
Em todos os países do mundo há uma elevada taxa de desemprego atingindo milhares de trabalhadores que precisam do mesmo para seu sustento e família. O uso das palavras emprego e trabalho faz pensar que tenham os mesmos significados, mas são bem diferentes seus conceitos.
Trabalhar significa criar utilidades para a satisfação das necessidades humanas, é uma atividade exclusivamente humana que tem o propósito de satisfação e necessidades sociais, é um processo em que participam o homem e natureza, processo que o ser humano com sua própria ação, assim impulsiona, regula e controla a relação material e natureza, e pode ser uma atividade de caráter social e individual.
Emprego é portanto uma relação social de trabalho muito recente, passou a existir apenas nas sociedades capitalistas, pois os homens são livres e iguais perante a lei. Muito diferente da antiguidade que não existia emprego, e sim trabalho. O Emprego é uma relação contratual de trabalho entre proprietário e não proprietário dos meios de produção ou renda as condições de compra e força desses empregados, e como recompensa de seus trabalhos recebe uma remuneração que não corresponde ao valor das riquezas produzidas por ele mesmo.
A grande maioria dos trabalhadores não tem qualquer possibilidade de escolha para quem, quando, muitas vezes onde encontrar um emprego, a sociedade de hoje tá exigindo muitas qualificações profissionais e os mesmos não se aderem a essa nova era.
Na sociedade capitalista, as riquezas é produzida pelos proletários empregados que constituem o mercado formal, mas a riqueza não é produzida somente por eles, existem pessoas que trabalham por conta própria produzindo bens e serviços para troca. Sendo assim não podemos confundir emprego e trabalho.
Nas ultimas décadas, houve um desenvolvimento tecnológico e cientifico permitindo o avanço da economia de mercado, provocando grandes mudanças na sociedade. Com isso teve um novo processo de