sociologia do trabalho
Rita valle
Rosana L. Luchesi
Marisabel Luchesi
Sociologia do Trabalho
Relato e análise de casos sobre emprego, subemprego e desemprego
Trabalho de conclusão da cadeira de Sociologia do Trabalho do curso de Pós Graduação em Políticas e Práticas de Promoção Social da Faculdade Paulista de Serviço Social elaborado pelas alunas Cibele S.Teixeira, Rita Valle, Rosana L. Luchesi, Marisabel Luchesi.
Relato e análise de casos que tratam das relações de trabalho sob a ótica da Sociologia.
Sumário
Introdução ......................................................................................................
Relato dos casos
Análise
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O presente trabalho acadêmico pretende apresentar e analisar dois relatos de pessoas sobre suas relações com o trabalho, sob a ótica da sociologia. Os casos relatam a vida de dois trabalhadores que viveram momentos de exclusão1, problemas de ordem econômica, problemas de saúde, conflitos familiares e até a perda do vínculo com a família em função do desemprego ou subemprego.
As análises levaram em conta o trabalho entendido dentro de um contexto histórico e social. . O trabalho da forma como hoje conhecemos já teve outros significados na sociedade, sendo que, por muito tempo foi considerado indigno e destinado aos miseráveis que nada tinham para trocar além de sua força braçal. O advento da revolução industrial trouxe, a hoje, tão afamada dignidade ao trabalho, e a condição de assalariado passou do “mais completo descrédito ao estatuto de principal fonte de renda e proteções”2.
Desta forma, nossa análise teve que recorrer a transformação e metamorfoses dos conceitos e das categorias trabalhador assalariado, exclusão, desemprego e subemprego.
Relato de Casos
Caso 1: Umberto
Umberto era filho de imigrantes italianos ficou órfão de pai aos 17 anos e já trabalhava para ajudar no