Sociologia - desigualdades sociais
Diferenciação na sociedade contemporânea
As desigualdades sociais
Introdução 3 Desigualdades sociais 4 Classes Sociais 4 Conflitos de classe 5 Representação social 5 Capital 6 Mobilidade social 6 Reprodução social 7 Conclusão 8 Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia e tem como principal tema as desigualdades sociais. Ao longo deste trabalho realizei diversas pesquisas e aprofundei mais os meus conhecimentos sobre vários pontos.
Os assuntos que serão abordados ao longo do trabalho são:
As desigualdades sociais, o que estas são, o que representam para a sociedade, quais as suas causas e consequências.
As classes sociais, sua definição, o que as distingue e o papel destas na vida do individuo.
Os conflitos de classes e sua designação.
A representação social e a sua importância na vida de cada individuo.
O capital e os seus diferentes tipos.
As diferentes formas de mobilidade social.
A reprodução social e o seu significado.
Desigualdades sociais
As desigualdades sociais acontecem quando a distribuição é feita de maneira inadequada e injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial. O capitalismo é um dos principais causadores da desigualdade no mundo, apesar da desigualdade estar impregnada na sociedade desde o feudalismo. A desigualdade é um facto muito antigo, e sem solução.
«Temos que deixar de ser uma sociedade preconceituosa e embrutecida pela padronização de valores, em que ter vale mais do que ser.»
A sociedade produz e reproduz um conjunto de desigualdades sociais, estruturando, entre outras formas, através das classes sociais.
Classes Sociais
Designa categoria social cujos indivíduos possuem recursos, capitais e têm um estatuto social similar, aos níveis económico, social, cultural e simbólico. O que distingue uma classe social é o que os indivíduos têm em comum. Classe social