Sociologia Democracia
Introdução
O termo demokratia é composto pelos vocábulos demos (povo) e kratos (poder). A democracia é, assim, um regime político que supões o governo direto ou indireto da população mediante eleições regulares para os cargos administrativos do país, do estado ou do município. Logo, a ideia de iniciativa popular vai de encontro a um Estado controlado por um rei (autocrata) ou ainda por um grupo restrito (aristocracia ou oligarquia).
Ao longo da história, o atributo de cidadão já foi exclusivo de proprietários de terras, de homens brancos, de homens letrados, de homens e mulheres adultos, etc.
Em algumas sociedades, a ideia de democracia diz respeito apenas à esfera política (votar e ser votado). Em outras, aplica-se também a ares da vida econômica, social, cultural e de lazer. Mas há também casos de nações que pretendem impor uma forma de democracia a outros povos.
Mas a ideia de deveres iguais é um dilema das sociedades contemporâneas, e uma luta de diversos seguimentos, que buscam reconhecimento e aceitação, bem como o atendimento de seus interesses.
O conceito de povo como coletividade que compartilha direitos de deveres tidos como essenciais aparece somente no período histórico denominado como Idade Contemporânea, pois a partir do momento em que os homens passam a ser vistos como juridicamente iguais é que se pode pensar em democracia, em um governo de todos, “do povo, pelo povo e para o povo”.
No entanto, desde sua formulação em Atenas, a democracia não foi o sistema politico predominante, pois poucos governos a adotaram e, quando o fizeram, foi sempre em resposta à luta dos diferentes grupos excluídos do processo de tomada de decisão politica: portanto, sempre foi uma conquista das sociedades.
1- Expressões históricas da Democracia
1.1- Democracia Direta
O conceito de cidadão está associado à participação, pois cada cidadão interfere diretamente nos interesses do Estado.
Na prática, o exercício da democracia direta