SOCIOLOGIA DEMOCRACIA
A democracia é um regime de governo com origem na cidade de Atenas, na Grécia, em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, o povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes. Apesar da sua origem, a democracia grega era bem limitada, onde mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não podiam participar das decisões políticas. Hoje em dia, a democracia é bem mais ampla e ocorre de forma muito mais participativa. Apesar de termos acostumado com esse instituto, devemos observar o quanto significa a democracia. É necessário lembrar que os governos nem sempre foram democráticos, que o absolutismo já imperou um dia e que residir hoje num Estado Democrático de Direito é uma conquista histórica das mais importantes.
DESENVOLVIMENTO
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
A democracia representativa é aquela em que o povo, primeira fonte de poder, elege, geralmente por meio de votação, seus representantes, responsáveis por tomar decisões políticas em nome de todos os cidadãos. Este tipo de democracia é o mais comum.
Ao contrário do que acontecia na antiga democracia grega, onde a participação no processo democrático era limitada a alguns membros da sociedade, na democracia representativa o sufrágio universal conseguiu quantitativamente garantir a participação da grande maioria de cidadãos. Porém qualitativamente seus mecanismos limitam a atuação dos participantes no jogo democrático. Usando o Brasil de exemplo, que é um Estado Democrático de Direito, é possível perceber o que isso quer dizer. O voto é garantido aos maiores de 16 anos, sendo obrigatório aos maiores de 18 até os 70 anos, sem grandes restrições. Esse processo praticamente não ocasiona preconceitos, não faz discriminações, mas isso não quer dizer que não apresenta falhas. Os problemas sociais pertinentes à sociedade, a educação que melhora mas ainda é defasada, pessoas humildes que não têm a abstração necessária da importância do voto e acabam vendendo o mesmo a troco