Sociologia de Durkheim
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTESCURSO DE COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
PEDRO PAULO CARDOSO MONTEIRO FORMIGA
MATRÍCULA: 11327101
Sociologia de Durkheim e a Cadeira de Internet I
A Sociologia de Durkheim é relacionada aos fatos sociais, formando-se por uma indução entre os indivíduos que é tida como um formato exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. Para Durkheim, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida.
O estudo da Sociologia por meio dos objetos que formam os fatos sociais possui três características: Coercitividade – característica relacionada com a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência. Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
Na cadeira de Internet I somos direcionados ao aprendizado de análises de sites, e criação de layouts. Podemos observar uma relação bem concreta com as ideias de Durkheim, vendo que algumas das características do fato social são aplicadas na cadeira. A começar pela Generalidade, pois nenhum site é criado para se próprio, mas para um grupo ou para a sociedade visitar e se abastecer de algum conteúdo; A coercitividade é observada ao ver inúmeras normas e critérios a serem aplicados em um site, e caso estas não sejam cumpridas, a plataforma sofre críticas e perde acessos; E a exterioridade é clara, pois