Sociologia de durkheim
Introdução: o que é fato social
Nesse texto tem como foco o desbravamento dos fatos sociais, suas características, e a influência de Durkeim na sociologia.
Durkeheim na sociologia é considerado com um dos grandes teóricos, responsável pela emancipação da sociedade com as suas teorias cientificas.
Ele distingue os fatos sociais em três características:
O primeiro com a coerção social, em que fala da força que os fatos exercem sobre os invidividuos, levando a aceitar as regras impostas pela sociedade. E essa força está ligada ao nível educacional das pessoas. Quanto mais ela tiver uma formação mais adepta ela estará as essas forças.
Essa coerção está ligada à sanção, que é o que sujeito estará sujeito caso desrespeite algumas das regras sociais. E essas sanções estão dividas em legais e espontâneas. Em que as legais são aquelas que estão escritas pelas leis. E as espontâneas aquelas em que a sociedade recrimina algum fato social praticado pela uma pessoa, por aquela atitude ser algo anormal pra grande maioria.
O fato social existe antes de a gente nascer, ou seja, ele está imposto entre nós sem a nossa vontade ou adesão, são exteriores aos indivíduos. E além do fato social ser exterior ao individuo, ele também apresenta certa generalidade. Pois é os fatos praticamente repete em todos os indivíduos.
Na objetividade do fato social, deveremos analisar qualquer fato social com total neutralidade e imparcialidade. Tratando de uma forma isolada esse fato, sem posicionar por certo lado. Analisarmos tudo com a nossa própria consciência pra chegarmos em alguma conclusão sobre qualquer caso.
Durkeim também considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução.
Em relação a interpretação da vida e de modos, todos tem uma consciência coletiva. Que são as crenças individuais. E isso vai de uma sociedade pra outra. São aqueles