Sociologia da fama
Lado bom:
• Status social
A fama pode mudar a posição do individuo na sociedade, tornando-o reconhecido e influente.
• Reconhecimento
A fama pode trazer ao individuo o reconhecimento tanto pelo seu sucesso como também pelo seu fracasso. Ou seja, um individuo pode adquirir o seu reconhecimento através de uma música, de um programa de TV, de uma novela etc, mas também pode ser reconhecido por meio de um escândalo publicado na televisão, por exemplo. Nisso, são vários os fatores que levam a pessoa a ser reconhecida.
• Sucesso
O sucesso se refere a qualquer atividade quando se consegue atingir os objetivos desejados. O sucesso diretamente ligado ao reconhecimento. A exemplo disso, a cantora Lady Gaga ganhou o seu reconhecimento com o seu talento e sua criatividade através de suas músicas e suas performances que hoje faz sucesso em todo o mundo.
Lado ruim:
• Paparazzi
Os paparazzi são repórteres fotográficos que funcionam como detetives privados, seguindo celebridades por todo o lado de forma apanhar algo que possa ser noticia. Tem uma vasta rede de informadores pagos para dar informações sobre rotinas de celebridades. Hoje em dia, os paparazzi passam dos limites. Quando Marilyn Monroe morreu, por exemplo, ninguém tirou a foto. Hoje, provavelmente, ela seria tirada.
• Exposição da vida pessoal
Uma das conseqüências que a fama traz é a exposição da vida pessoal. Os famosos perdem a sua privacidade com tantos paparazzi e assédios.
• Ciclo de obsolescência
A sociedade consome artistas e pessoas famosas de forma cada vez mais fugaz, especialmente pela televisão e pela internet. Não nos lembramos de pessoas que eram extremamente famosas ha apenas alguns meses, e pessoas totalmente desconhecidas viram celebridades mundiais literalmente da noite para o dia, a partir de tecnologias como a internet.
Qual é o verdadeiro preço da fama?
• O preço da fama pode ser muito caro, pois o individuo deve estar preparado para perder parte